domingo, 9 de maio de 2010

Plenária em Londrina re-articula movimento popular pela saúde pública

Aconteceu neste sábado, 08/05/2010, o “Seminário Contra a Privatização: por uma saúde pública de qualidade - radicalizando a reforma sanitária” na cidade de Londrina, que buscou rearticular o movimento popular pela saúde pública, que nos 1980 conquistou o direito a saúde na Constituição Federal, através do SUS - Sistema Único de Saúde.


O seminário contou com cerca de 50 pessoas, representando diversas entidades e movimentos, com destaque para o SindSaúde/PR, SindPRevs, Centro de Direitos Humanos, além de representantes de conselhos de saúde, trabalhadores e estudantes da área. O seminário debateu a fundação de um fórum para articular as bandeiras da reforma sanitária na cidade de Londrina e contou com a palestra da professora Maria Valéria, da UFAL, que debateu o caráter privatizante das propostas de Organizações Sociais (OS’s) e Fundações Estatais de Direito Privado e trouxe a experiência do fórum que luta contra essas medidas em Alagoas.


O PSOL esteve, desde o começo, na articulação deste seminário, pois entende que uma saúde de verdade só é possível com uma transformação radical da sociedade. Para Jackeline Aristides, enfermeira, presidente do PSOL-Londrina e pré-candidata a deputada estadual a “saúde não é apenas a ausência de doença e sim um conjunto de fatores bio-psico-sociais para garantir qualidade de vida aos trabalhadores. Portanto, para se ter saúde é preciso ter a redução da jornada de trabalho, ter acesso a moradia, rede de esgoto, etc.”



A plenária aprovou ainda uma carta de princípios e bandeiras de luta para o fórum, que deverão ser encaminhadas na próxima reunião, que será no dia 22/05/2010, as 9h, na sede do SindPRevs em Londrina (R. Jorge Casoni, 2575).



Os interessados em participar da luta pela saúde pública, de qualidade e com acesso universal, devem entrar em contato com Jackeline (9973.6777).

0 comentários:

Postar um comentário