sábado, 22 de maio de 2010

Militantes se organizam para III Encontro de Juventude do PSOL-PR

Reunião em Curitiba reuniu a juventude da cidade para organizar a participação no III Encontro de Juventude do PSOL-PR, que acontecerá em Londrina, nos dias 29 e 30 de maio

Desde a fundação do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em junho de 2004, a juventude tem tido papel ativo na elaboração e na construção do PSOL, estando organizada em um setorial desde então. Um dos primeiros debates feitos pela Juventude do PSOL foi sobre a importância da juventude no processo de construção de socialismo e que a participação dos jovens na política não deve ser restrita a filhos dos “grandes nomes da política” ou a entregadores de panfletos e carregadores de bandeira.

No Paraná, a Juventude do PSOL já organizou dois encontros temáticos, em 2006 e 2008. Este último foi realizado no Assentamento Emiliano Zapata, do MST, em Ponta Grossa e foi um importante espaço de intersecção entre as lutas da juventude do campo e da cidade.

Uma das principais atuações da Juventude do PSOL no estado é o movimento estudantil. Militantes do partido constróem atuação em diversas universidades, como UFPR, UEPG, UEL e Unioeste. Em algumas cidades, a juventude do partido também atua em espaços do movimento popular e está a frente de diretórios municipais. Em 2008, alguns membros da juventude foram inclusive candidatos a prefeito: Bruno Meirinho (Curitiba), Ailson (Paranavaí) e Maicon Palagano (Marechal Cândido Rondon).

O III Encontro Estadual de Juventude do PSOL-PR vai acontecer em Londrina, nas datas de 29 e 30 de maio. Vai debater diversos temas, como movimento estudantil, opressão de juventude, movimento popular, criminalização da juventude, políticas públicas de juventude e a campanha eleitoral. Estão convidados todos os jovens do PSOL e também a militância que se organiza conosco no dia-a-dia.

Para Thiago Bagatin, mestrando em Educação/UFPR e membro da secretaria estadual de juventude, “o encontro servirá para trocar experiências e articular a juventude do PSOL que atua em todo estado, na perspectiva de um partido militante e vivo”.


0 comentários:

Postar um comentário