sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Nota do PSOL Londrina: Psol presta solidariedade aos acampados na região da chácara São Miguel em Londrina

Psol Londrina presta solidariedade aos acampados na região da chácara São Miguel em Londrina

O Psol Londrina esteve junto com o Centro de Direitos Humanos (CDH) e mandato do Tadeu Veneri em visita aos sem terra que foram expulsos das terras dos Atala em Alvorada do Sul e Porecatu. Os sem terra foram duramente expulsos por mais de 800 policiais que dispararam balas de borracha, ferindo inclusive pessoas idosas num ato de extrema covardia.
Estas pessoas persistem bravamente nas "chácaras São Miguel" lado a lado com muitas crianças que carecem de serviços públicos básicos como saúde e educação, correndo o risco de perderem o ano letivo graças ao coronelismo imposto à eles durante a desapropriação, já que a maioria delas estudavam em Alvorada do Sul. Além de estarem expostas às doenças, pois permanecem sem equipamentos sanitários adequados, e sem acesso aos serviços de saúde, pois não possuem documentos como certidão de nascimento e RG, já que várias delas tiveram seus pertences queimados durante a desapropriação pela polícia. Para agravar a situação de saúde sofrem o preconceito dos profissionais de saúde que exigem o comprovante de residência para serem consultados.
Ao lado deste quadro de desproteção aos direitos humanos, verificamos as calúnias propagadas pela mídia local aos sem terra chamando-os de saqueadores e outros adjetivos pejorativos. A associação de moradores da região também tem caluniado na imprensa fatos que não condizem com a realidade. Frente a toda esta situação denunciamos o descaso com que tem sido tratado os direitos humanos destas pessoas e mais ainda, a falta de uma política de reforma agrária efetiva no estado do Paraná.

Um comentário:

  1. São trabalhadores, que estão tendo os seus direitos usurpados por um grupo que tem uma divida bilionaria, que vem pegando dinheiro publico desde a repressão,basta acessar o site museu da corrupção que ta la todos os golpes deste senhor Jorge volnei atalla,quanto aos senhores chacareiros muitos ali nem tem suas matriculas das chacaras ao meu ver são grileiros tambem.

    ResponderExcluir