quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

TODO APOIO AO MST E À LUTA PELO DIREITO A TERRA

Segue abaixo pronúnciamento do dep. federal pelo PSOL Ivan Valente, sobre a ocupação do MST em Ponta Grossa.

Sr. Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, desta tribuna já denunciamos, diversas vezes, que está em curso uma ação articulada dos setores conservadores da sociedade brasileira com o objetivo de criminalizar a luta pela reforma agrária neste país.

Manipulam, na mídia, a cobertura dos conflitos agrários, forjam situações para tentar justificar a instalação da CPI do MST, reprimem e perseguem o movimento, como assistimos agora, recentemente, com as prisões absurdas promovidas pela polícia do Governo Serra no Assentamento de Iaras, a serviço dos interesses da multinacional Cutrale, empresa que pratica grilagem de terras públicas no Brasil.

Já o Governo Lula, nos seus quase oito anos de mandato, mostrou a que veio, optando pela continuidade da política econômica de FHC, atendeu aos interesses do capital financeiro, dos monopólios e do agronegócio, secundarizando a área social e colocando a reforma agrária em segundo plano.

É neste contexto, Senhoras e Senhores deputados, que chamamos a atenção para mais uma situação extremamente preocupante, no caso um grave conflito que está ocorrendo no município de Ponta Grossa/PR, local onde, desde 2003, se localiza o acampamento Emiliano Zapata do MST.

As famílias lá presentes ocuparam, também, uma área que se situa em frente ao acampamento, que pertence à empresa pública EMBRAPA e que foi grilada pelo Sr. Waldir Copetti Neves, Tenente Coronel reformado e ex Comandante da PM do Paraná, à época do então governador Jaime Lerner. Há outras graves acusações contra este oficial da PM, além de grilar terras ele é acusado de formação de milícas armadas para combater os sem terras e, também, tráfico internacional de armas, o que fez, inclusive, que o mesmo chegasse a ser condenado pela Justiça Federal em dezembro/2009.

Já no momento da ocupação os sem terras foram recebidos a bala. Posteriormente, com a chegada da imprensa e da polícia, a situação foi contornada momentaneamente, mas prevalece o clima de muita tensão, provocações de capangas e a ameaça de graves desdobramentos.

Portanto, Sr. Presidente, Senhoras e Senhores deputados, queremos aqui desta tribuna denunciar esta grave situação, dizer que estamos atentos no acompanhamento dos fatos, manifestar, em nome da Bancada do PSOL, nosso irrestrito apoio ao MST e aos demais movimentos que travam esta justa luta e exigir das autoridades competentes que intercedam para que não prevaleça a ação criminosa daqueles que se armam e agem com violência contra os movimentos sociais e os trabalhadores deste país.

Muito Obrigado,

Ivan Valente

Líder da Bancada do PSOL na Câmara dos Deputados

10/02/2010

0 comentários:

Postar um comentário