domingo, 12 de fevereiro de 2012

Carta da Secretaria de Saúde do PSOL Paraná sobre a omissão de socorro em saúde no PInheirinho- Para nunca mais esquecermos!

Para Nunca mais esquecermos: Carta Denúncia da omissão de socorro em saúde aos moradores do Pinheirinho!


A secretaria de saúde do PSOL Paraná vem a público manifestar seu repúdio às ações violentas de despejo ocorridas no Pinheirinho em São José dos Campos perpretada pelo governo Alckimin (PSDB) e mais, vem denunciar a onda de desrespeito à saúde das pessoas despejadas.

No momento da truculenta reintegração, pertences das pessoas que lá viviam foram apreendidos, ou mesmo queimadas e perdidos com as máquinas de demolição que nada deixaram inteiros, nem mesmo a integridade das pessoas! Com isso perderam-se receitas médicas, exames, medicamentos de controle da hipertensão, diabetes e até mesmo psicotrópicos. À exemplo daquilo que já acontece com a população em situação de rua da cidade de São Paulo e dos usuários de crack.

Com a atrocidade do Estado e com a violência policial no momento da reintegração muitas pessoas passaram mal, e não tiveram aporte necessário para atendimento tanto a curto quanto a médio prazos.

Resultado: pessoas que ficaram sem acesso a seus medicamentos e que desencadearam crises hipertensivas e diabetes descompensadas, e pessoas que ficaram sem seus medicamentos psicotrópicos e que entraram em surto psiquiátrico tanto pelo enorme estressor externo da reintegração, acrescido da falta do medicamento de uso contínuo.

Foi necessário o trabalho de profissionais de saúde militantes de organizações políticas de esquerda na organização de “hospital de campanha” para cuidar das pessoas feridas, das gestantes e crianças desassistidas, das inúmeras pessoas desidratadas. No improviso de “macas” feitas com lençóis.

O abuso policial e violência do Estado já eram conhecidos por todos nas ações no Pinheirinho, porém a negligência e a omissão na saúde até então passou “despercebida” pela mídia, além de sucessivos erros no atendimento aos feridos, houve um cerco da mídia sobre o número de feridos, já que a censura do PSDB agiu "brilhantemente" na omissão da comunicação. Não deixou ninguém ter acesso a pronto socorros e IML, numa clara tática de esconder e mascarar fatos. Também não esqueceremos das inúmeras denúncias omitidas de abuso sexual por parte dos PM.

Reafirmamos a importância de denunciar os fatos ocorridos e de não deixarmos esta ação impune e no esquecimento, nós lutadores de saúde divulgaremos a todos os meios de comunicação, movimentos sociais de saúde, conselhos de saúde e sindicatos. Basta de Violência Institucional, de coerção dos direitos à moradia, saúde e dignidade humana!


Paraná, 04 de fevereiro de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário