sábado, 15 de novembro de 2008

Voto nulo: posição anti-democrática?

Muitas pessoas têm questionado o PSOL-Londrina a respeito de sua posição nas eleições londrinenses, sendo a favor do voto NULO. Pessoas têm nos julgado equivocadamente, sem procurar saber a fundo o motivo de nossa posição.
Gostaríamos de convidar os leitores a uma reflexão sobre o que é a democracia. Tal como se apresenta hoje, as eleições representam um jogo de cartas marcadas, uma política viciada ao formato eleitoral e eleitoreiro. Nós do Partido Socialismo e Liberdade acreditamos que as eleições devem ser apenas um instrumento, um momento para se realizar a democracia, longe de ser um fim da própria democracia. Somos adeptos da tese de que a verdadeira transformação se dará fora das vias institucionais. Acreditamos que os cerca de 1700 votos na legenda significa um grito indignado frente a tudo que aí está. Portanto, avaliamos que neste segundo turno tanto uma quanto a outra candidatura estavam vinculadas com a dita classe burguesa (o grande empresariado, os grandes proprietários de terra, os banqueiros) – vide propostas veiculadas. O voto nulo, dessa maneira, torna-se válido enquanto expressão democrática, enquanto protesto e enquanto manifesto de insatisfação do atual momento sócio-político.
Analisamos, escolhemos e votamos NULO porque devemos fidelidade a nossa ideologia socialista e aos 0,55% dos votos que recebemos. Saímos ganhando por não compactuar com canalhas oportunistas e por não fazermos concessões aos garotos de recados da Burguesia.


PSOL-Londrina

Um comentário: