quinta-feira, 15 de maio de 2014

Wagner Tauscheck, PRESENTE!

Wagner Tauscheck, PRESENTE!

wagner_site
A luta socialista perdeu neste 7 de maio de 2014 um jovem e valoroso lutador, em todos os sentidos mais bonitos e vivos que essa palavra pode ter.
Wagner Tauscheck tinha 27 anos e nasceu em Curitiba, em novembro de 1986, e cresceu em uma família de trabalhadores. Com origens na região de Mafra (SC), berço da luta do Contestado, Wagner gostava de dizer que os ensinamentos cristãos franciscanos foram seu primeiro contato com a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor para todas e todos. Ingressou em 2001 no Colégio Estadual do Paraná, abrindo sua mente para mundo em meio a eleições do grêmio estudantil e às lutas do Movimento Passe Livre.
Entrou em História e no movimento estudantil da Universidade Federal do Paraná em 2007, ano  que ficou marcado pela luta contra o Reuni e por uma ocupação de reitoria. No M.E. participou das gestões do Diretório Central dos Estudantes em 2008 (“Sonhos Não Envelhecem”), 2010 (“Pra Não Deixar Virar Privada”) e 2011 (“Mais Vale o Que Será”), da Coordenação Nacional da Federação do Movimento Estudantil de História (Femeh) em 2009/2010 e 2010/2011 e do Centro Acadêmico de História (Cahis) durante toda a sua graduação. Além da construção do movimento estudantil no Paraná, Wagner também se dedicou a construção do coletivo estudantil nacional Barricadas Abrem Caminhos.
Wagner venceu o câncer em 2005 e tornou a lutar contra a doença em 2011. Em meio a estes embates topou uma tarefa guerreira pela PSOL, no qual ingressou em 2008, sendo candidato a vereador em Curitiba em 2012. Sua candidatura foi decisiva para a construção de uma intervenção na juventude trabalhadora, que ultrapassa os muros da universidade. Foi neste período que iniciou sua militância no Museu da Periferia do Sítio Cercado, bairro em que residiu desde sua infância. Foi lá que uniu sua paixão pela militância e pela História, com projetos de construção da memória.
Wagner nos deixou. Mas sua amizade e desejo por uma vida melhor para todas as pessoas segue vivo no coração daqueles que o conheceram. Perdemos um camarada e amigo muito generoso, fosse na política, fosse na vida pessoal. Seguiremos e transformaremos o nosso luto em luta para continuar a caminhada para uma sociedade socialista que construímos em conjunto durante tanto tempo.
Wagner Tauscheck, PRESENTE!

0 comentários:

Postar um comentário