quinta-feira, 29 de março de 2012

Nota do PSOL Londrina sobre o assassinato de uma travesti na cidade

O diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade vem denunciar e repudiar a continuidade dos assassinatos cometidos contra as travestis da cidade de Londrina. Viemos por meio desta nota, cobrar das autoridades públicas responsáveis a investigação e a resolução dos casos pendentes de violência letal e não letal contra os grupos LGBTTS , levando a punição dos acusados. É inaceitável que os grupos LGBTTS continuem a sofrer a dupla violência e discriminação dos órgãos públicos através da falta de políticas públicas de afirmação à diversidade e a impunidade dos crimes ocorridos.
Segundo o Relatório Anual de assassinatos de Homossexuais de 2011, divulgado pelo Grupo Gay da Bahia, o Brasil atinge o primeiro lugar no ranking mundial dos assassinatos homofóbicos e as regiões Sul e Sudeste do país se destacam com o primeiro lugar nos registros de violência não letal. Os homicídios de travestis atingem o segundo lugar no tenebroso ranking. Só neste ano, Londrina já conta com dois homicídios notificados, sem contar com os anos anteriores, o último da semana passada, de uma jovem de 16 anos.
Pesquisa realizada por CARRARA e VIANA declara que os crimes cometidos contra os travestis são tratados com “normalidade” pela polícia e sociedade a medida que são levadas em conta no momento da investigação dos casos a perfomance de gênero associadas a estereótipos negativos sobre a homossexualidade. Como se a identidade de gênero da vítima fosse o fator determinante e justificativa elementar para as execuções!
E mais, nos revela ainda, que a baixa resolução dos casos deve-se a um conjunto de fatores ligados a gênero e classe social. Fatores que são potencializados a medida que são encontradas evidências do envolvimento com a prostituição e o tráfico de drogas colocando os travestis nos grupos socialmente mais desfavorecidos e explorados, portanto no rol de crimes impunes.
É inadmissível a continuidade das ações públicas no sentido da perpetuação de ações homofóbicas e assassina da juventude. Por uma sociedade sem classes, anti-homofobica, anti-racista!
políticas de afirmação às diversidades, já!!!!!

Um comentário: