sexta-feira, 13 de maio de 2011

Debate do Núcleo de Mulheres sobre o tema da prostituição em Londrina

Na plenária do mês de abril o núcleo feminista 08 de março realizou debate sobre o tema prostituição em Londrina. Como convidado tivemos a ilustre presença do historiador Edson Holtz, autor do livro Noites Ilícitas que traz a análise documental da prostituição em Londrina nas décadas de 40 a 70.
Dentre os temas por ele destacados em sua fala, foi o histórico e as principais vertentes teóricas que abordam a questão da prostituição: proibicionismo, regulamentarismo e abolicionismo. O primeiro apresenta um cunho mais religioso e da proibição da prática num contexto mais higienista, o segundo fala em regulamentação da profissão como forma de garantia de melhores condições de trabalho e de direitos trabalhistas, forma bastante defendida pelas próprias mulheres em situação de prostituição. O terceiro, defendido por muitas feministas de esquerda denuncia a opressão do homem sobre a mulher.
O debate trouxe a primeira aproximação do PSOL Londrina com o tema e abre novas possibilidades de estudo e trabalho conjunto com as mulheres nesta situação. O debate culminou em documento que subsidiará a formação do setorial de mulheres do PSOL Paraná.

0 comentários:

Postar um comentário