sábado, 10 de abril de 2010

A base do PSOL definiu: Plínio será o canditato à presidência da república

A III Conferência Eleitoral do PSOL acontece na Casa do Estudante da UFRJ, no Rio.

Hoje pela manhã foi aprovado o regimento da Conferência e todos os recursos do Brasil foram avaliados. Foi ratificado os encaminhamentos deliberados pelo Diretório Nacional reunido em São Paulo no dia 1o de abril. Os trabalhos foram aberto por Chico Alencar, que falou além de outras coisas, sobre os recentes acontecimentos das chuvas no Rio de Janeiro, "Temos que responder a essa violência contra o povo carioca, que não foi a chuva que provocou". Marcelo Freixo também falou e foi contundente: "a construção do PSOL não é só pelo nosso espaço, mas pelo fim da dor e do sofrimento da população".

passeio zoo 2010 001

passeio zoo 2010 007

passeio zoo 2010 009

. Houve pausa para o almoço e na volta, debate sobre os Pré-Candidatos. Para Chico Alencar, "Candidatura de Plínio é a candidatura da juventude contra a política carcomida (...) Essa é uma candidatura contra o superávit primário e para garantir reais condições de vida para a população (...) Essa candidatura foi uma construção coletiva. Plínio não foi imposto ao PSOL como Dilma foi imposta ao PT".
. Raul Marcelo complementa, destacando as qualidades de Plínio e seu potencial para atrair setores críticos e progressistas da sociedade. João Alfredo começou sua fala dizendo: "Aqui estão reunidos aqueles que desejam construir um partido digno de seu nome" e reitera: "Não venceremos a crise ambiental sem superar o sistema destrutivo do capital". Outras lideranças também fizeram a defesa do nome de Plínio, como Milton Temer.

. O companheiro Babá retira sua Pré-Candidatura, para apoiar o nome de Plínio. Foi bastante aplaudido e homenageado por Ivan Valente.

passeio zoo 2010 103

. Valente aponta que "Não há mandonismo político que dará conta de amansar a militância do PSOL. É hora de encerrar as disputas internas e colocar o PSOL na rua com Plínio Presidente". Marcelo Freixo encerra as falas em defesa da Pré-Candidatura de Plínio e chama as mulheres para subirem até o plenário. Brice Bragato então declara: "A campanha de Plínio terá agregada ao seu programa os elementos feministas", ao que a plenária responde bradando: "Sou feminista, sou coerente, Plínio de Arruda socialista presidente!" .

passeio zoo 2010 253

. Vale lembrar que o outro candidato, apoiado por MES/MTL - Martiniano Cavalcanti - não compareceu à III Conferência.
. A plenária vota e eis a decisão: Plínio de Arruda Sampaio será o candidato oficial do PSOL nas eleições presidenciais de 2010!

passeio zoo 2010 116

passeio zoo 2010 053

passeio zoo 2010 030

passeio zoo 2010 294

passeio zoo 2010 337

. Após sua indicação, Plínio discursa: "Quanto mais tempo demora p/ o socialismo, são mais 100 mortos, jovens prostituídos e trabalhadores explorados", " "Nessa campanha, eu vou expressar o que vocês pensarem. De mente aberta e coração inflamado!". Vale frisar que foi aprovado o indicativo de tradução dos programas do PSOL na TV com LIBRAS e não 'legendas', uma vitória para nossa militância. Plínio diz: "Somos a campanha da inclusão contra a exclusão".

. Plínio ainda aponta que não devemos construir a participação popular depois da campanha, é preciso que ela se dê na campanha. 'Precisamos trazer o povo para os nossos comitês e dar responsabilidades' . Nossa campanha deve ser para consolidar o PSOL criado neste processo. E isso passa pela reeleição de nossos parlamentares. A plenária grita, em uníssono: "É socialista, é corente, Plínio Sampaio presidente!! !"

0 comentários:

Postar um comentário