sábado, 20 de março de 2010

Retomada 2010- Grupo de Debates Feministas

O núcleo de mulheres do PSOL de Londrina convida a todas e todos para a retomada do grupo de estudos e debates feministas.


Para embasar nossa prática e sermos capazes de reivindicar os direitos das mulheres frente as relações de opressão de gênero, identificamos a necessidade de estudar desde a origem de tais relações até a manutenção e o desenvolvimento da opressão de um gênero pelo outro. Ao discutir e nos aprofundar nestas questões não podemos deixar de fundo as relações de opressão do homem pelo próprio homem, tão camufladas como a opressão sofrida pelas mulheres, que tantas vezes nos desarma e passa despercebida nas relações sociais que devem ser revolucionadas para a emancipação da mulher.


"O primeiro antagonismo de classes que apareceu na história coincide com o desenvolvimento do antagonismo entre o homem e a mulher, na monogamia; e a primeira opressão de classes, com a opressão do sexo feminino pelo masculino. A monogamia foi um grande progresso histórico, mas, ao mesmo tempo, iniciou, juntamente com a escravidão e as riquezas privadas, aquele período, que dura até nossos dias, no qual cada progresso é simultaneamente um retrocesso relativo, e o bem-estar e o desenvolvimento de uns se verificam às custas da dor e da repressão de outros." (Engels)



Engels nos demonstra que a opressão das mulheres surge junto e não em decorrência da sociedade de classes. Por isso, devemos ter em mente que a superação do PATRIARCALISMO (a ideologia e a prática da dominação masculina) só se dará quando aliada à superação da sociedade de classes, pois ambos estão interligados e o patriarcalismo se baseia materialmente na sociedade capitalista.


Por tais motivos, nos sentimos no compromisso da luta pela emancipação feminina e afirmamos:


SOMOS FEMINISTAS SOCIALISTAS! E LUTAMOS PELA LIBERTAÇÃO DAS MULHERES!



Convidamos os companheiros para participarem também deste debate, pois o compromisso com a transformação social só será completo quando aliado à busca pela libertação de todos os que são oprimidos pela sociedade de classes. É também um dever dos companheiros socialistas a luta pela emancipação das mulheres ao buscar uma sociedade melhor tanto para os homens quanto para as mulheres.



O grupo atua desde setembro de 2009 e já realizamos debates a cerca da condição da mulher na sociedade capitalista, saúde da mulher, o papel da família na opressão das mulheres, saúde da mulher negra, dentre outros.


A reunião de retomada do grupo em 2010 será na sede do DCE (Diretório Central dos Estudantes), na esquina das ruas Piauí e Hugo Cabral, no centro de Londrina, no dia 21/03 às 14 horas.


Pauta:
Avaliação do ato público do Dia Internacional da Mulher - 08 de março.
Retomada e planejamento das atividades em 2010.


Venha construir conosco!!!

0 comentários:

Postar um comentário