quarta-feira, 31 de março de 2010

Conferência eleitoral do PSOL Paraná define seus candidatos!

Nos dias 27 e 28 de março, último sabádo e domingo, foi realizada em Curitiba a Conferência eleitoral estadual do PSOL Paraná.
Foram escolhidos os candidatos ao governo do estado, senado, deputado estadual e federal.
O PSOL se apresentará nas eleições de 2010, representado ao governo pelo presidente estadual da sigla Luiz Felipe Bergman, ao senado pelo veterinário Valmor Venturini de Londrina e pelo professor e ex candidato a prefeito de Almirante Tamandaré Luiz Piva.
Em Londrina dois candidatos concorrerão à vaga de deputado estadual a presidenta do PSOL Londrina Jackeline Aristides e o tesoureiro do partido José Galvão.

O partido pretende apresentar ao Paraná uma proposta verdadeiramente de esquerda, em oposição implacável ao PSDB/DEM, PDT/PT e PMDB.

Algumas resoluções aprovadas na conferência:

  • Defesa da reforma agrária, da luta do MST e suas ocupações de terras que não cumprem a função social;
  • Defesa intransigente do SUS, contra as fundações estatais de direito privado e OS na gestão da saúde;
  • Contra a opressão de gênero, por um educação não sexista e não homofóbica;
  • Não aceitar financiamento de empresas que possuam passivos trabalhistas e ambientais;
  • Luta em defesa do meio ambiente, contra os transgênicos, em defesa do ecossocialismo.
Foi aprovada por unanimidade a constituição de uma comissão que irá elaborar um documento em defesa da pré candidatura de Plínio de Arruda Sampaio à presidência da república.

Foram eleitos nesta conferência 3 delegados que representarão o Paraná na conferência nacional, a ser realiza no Rio de Janeiro.

sexta-feira, 26 de março de 2010

NOVO SITE DO PSOL NACIONAL!

ALTERAÇÃO DE ENDEREÇO DO PSOL NACIONAL O NOVO ENDEREÇO É

WWW.PSOL-NACIONAL.COM.BR

ACESSSE!

PSOL Paraná terá sua conferência eleitoral no sábado e no domingo!

Os militantes do PSOL estarão reunidos neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de março, em Curitiba para definirem os rumos do Partido no Paraná nas eleições deste ano.
Londrina contará com dois delegados eleitos em sua plenária, são eles: Valmor Venturini e José Galvão.

Temos na disputa dois filiados indicados para concorrer à vaga de representate do partido ao governo do estado, são eles: o atual presidente estadual Luiz Felipe Bergman e o secretário estadual de movimentos sociais Valmor Venturini.

Londrina têm ainda dois pré candidatos à deputado estadual, a presidenta do Partido em Londrina Jackeline Aristides e José Galvão, tesoureiro.

Difente de outras siglas partidárias, o PSOL mantém uma exemplar democracia interna que permite às bases decidir sobre os rumos do partido.

A Conferência eleitoral estadual também definirá os marcos de aliança no estado, que provavelmente ratificarão o posicionamento da última conferência estadual, que estabelecem como possibilidade apenas o diálogo com o PCB e o PSTU.

sábado, 20 de março de 2010

Retomada 2010- Grupo de Debates Feministas

O núcleo de mulheres do PSOL de Londrina convida a todas e todos para a retomada do grupo de estudos e debates feministas.


Para embasar nossa prática e sermos capazes de reivindicar os direitos das mulheres frente as relações de opressão de gênero, identificamos a necessidade de estudar desde a origem de tais relações até a manutenção e o desenvolvimento da opressão de um gênero pelo outro. Ao discutir e nos aprofundar nestas questões não podemos deixar de fundo as relações de opressão do homem pelo próprio homem, tão camufladas como a opressão sofrida pelas mulheres, que tantas vezes nos desarma e passa despercebida nas relações sociais que devem ser revolucionadas para a emancipação da mulher.


"O primeiro antagonismo de classes que apareceu na história coincide com o desenvolvimento do antagonismo entre o homem e a mulher, na monogamia; e a primeira opressão de classes, com a opressão do sexo feminino pelo masculino. A monogamia foi um grande progresso histórico, mas, ao mesmo tempo, iniciou, juntamente com a escravidão e as riquezas privadas, aquele período, que dura até nossos dias, no qual cada progresso é simultaneamente um retrocesso relativo, e o bem-estar e o desenvolvimento de uns se verificam às custas da dor e da repressão de outros." (Engels)



Engels nos demonstra que a opressão das mulheres surge junto e não em decorrência da sociedade de classes. Por isso, devemos ter em mente que a superação do PATRIARCALISMO (a ideologia e a prática da dominação masculina) só se dará quando aliada à superação da sociedade de classes, pois ambos estão interligados e o patriarcalismo se baseia materialmente na sociedade capitalista.


Por tais motivos, nos sentimos no compromisso da luta pela emancipação feminina e afirmamos:


SOMOS FEMINISTAS SOCIALISTAS! E LUTAMOS PELA LIBERTAÇÃO DAS MULHERES!



Convidamos os companheiros para participarem também deste debate, pois o compromisso com a transformação social só será completo quando aliado à busca pela libertação de todos os que são oprimidos pela sociedade de classes. É também um dever dos companheiros socialistas a luta pela emancipação das mulheres ao buscar uma sociedade melhor tanto para os homens quanto para as mulheres.



O grupo atua desde setembro de 2009 e já realizamos debates a cerca da condição da mulher na sociedade capitalista, saúde da mulher, o papel da família na opressão das mulheres, saúde da mulher negra, dentre outros.


A reunião de retomada do grupo em 2010 será na sede do DCE (Diretório Central dos Estudantes), na esquina das ruas Piauí e Hugo Cabral, no centro de Londrina, no dia 21/03 às 14 horas.


Pauta:
Avaliação do ato público do Dia Internacional da Mulher - 08 de março.
Retomada e planejamento das atividades em 2010.


Venha construir conosco!!!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Convocatória da Plenária Municipal do Psol Londrina

O Diretório Municipal do Psol Londrina vem por meio deste convocar os filiados do Partido Socialismo e Liberdade para participarem da Plenária Municipal que será realizada no dia 20 (vinte) de março de 2010 com inicio previsto as 14horas na sede do Sindiprevs, sito à rua Jorge Casoni, 2575 - Londrina - Paraná:
A defesa de teses começará às 14:00, com 20 minutos para cada tese inscrita com a mesa e posteriores intervenções do plenário de 3 minutos cada.
O credenciamento de delegados se iniciará as 14h e se encerrará as 14h 30. O teto das intervenções será até às 17:00, quando encaminharemos o regime de votação das teses. Conforme prevê o aditivo da secretaria nacional do Psol;
No momento do credenciamento, os delegados deverão pagar R$ 10,00 para custeio das despesas da conferência nacional.

Atenciosamente,
Jackeline Lourenço Aristides- Presidenta do Partido Socialismo e Liberdade de Londrina

quarta-feira, 10 de março de 2010

I Seminário de políticas públicas para a mulher em Londrina- encaminhamentos para o programa de governo estadual

















Realizamos o I Seminário de Políticas para a mulher no CCH/UEL no sábado 06 de março. O evento foi promovido pelo Núcleo Feminista O8 de Março do PSOL- Partido Socialismo e Liberdade de Londrina e Grupo de Estudos Feministas. Na parte da manhã tivemos debates com os temas "Auto-organização feminista" com a socióloga e docente da UEL Silvana Mariano e "Políticas Públicas para a mulher" com a socióloga feminista Elaine Galvão. À tarde tivemos a realização de grupos de trabalho com os temas "Saúde, Educação não sexista e não homofóbica, Trabalho e Violência". No GT de saúde tivemos como facilitadora a enfermeira e coordenadora do PSOL de Londrina Jackeline Lourenço Aristides e como colaboradora a Mãe Omin representante da Rede de Mulheres Negras do Paraná. No GT de Educação a facilitadora foi a companheira Tábata Melisse Gomes, bióloga e professora da rede básica/PSOL Londrina. No GT de violência a facilitadora foi Silvana Girardi Galvão do ministério "Bola de Neve" e membro do PSOL/Londrina e como colaboradora a companheira Gislaine do PSOL de Ponta Grossa/Movimento Estudantil Barricadas. No GT de Trabalho o papel de facilitadora ficou por conta de Giovana Piletti, sindicalista do SISMMAR/PSOL de Araucária, e como facilitadora Júlia Coelho Brandão, membro do movimento estudantil/Barricadas de Londrina. Os grupos de trabalho puderam ter a participação de companheiros do partido, bem como pessoas da comunidade e do movimento estudantil. Ao final do seminário fizemos a leitura dos encaminhamentos do GT´s que servirão de embasamento das políticas públicas para a mulher no programa de governo estadual do PSOL do Paraná. Agradecemos à participação de todas e todos na construção do seminário e no fortalecimento da luta feminista!